Doenças da Tireoide

a tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na parte anterior do pescoço. Seu mal
funcionamento pode ocasionar doenças como hipotireoidismo (diminuição da produção do hormônio) e hipertireoidismo (
aumento da produção do hormônio). Perda ou ganho de peso, insônia, nervosismo, alteração ritmo intestinal, frio ou calor
excessivo, nódulos ou aumento do volume cervical podem revelar alteração tireoide.

Hipotireoidismo

No hipotireoidismo, a tireoide não funciona corretamente. A diminuição da produção de hormônio causa uma redução do metabolismo, que muitas vezes se manifesta com sintomas vagos, como aumento de peso, dores musculares, cansaço, prisão de ventre, intolerância ao frio, ressecamento da pele e depressão. A descoberta da doença ocorre após avaliação médica, que pode solicitar, quando necessário, a dosagem do hormônio no sangue.

Hipertireoidismo

De maneira oposta, o excesso de hormônio da tireoide leva à aceleração do metabolismo, com aumento do consumo de energia pelo corpo. Como resultado, a pessoa fica mais acelerada, tem aumento de apetite e, apesar disso, emagrecimento. Podem ocorrer também suor excessivo, diarreia e aceleração dos batimentos do coração. A principal causa de hipertireoidismo é a doença de Graves. Trata-se de um problema autoimune, em que, por uma razão desconhecida, o organismo passa a não reconhecer suas próprias células e produz anticorpos contra elas (auto-anticorpos). Essa reação autoimune leva ao aumento da função da tireoide e a alterações nos olhos, fazendo com que eles fiquem com aspecto de “saltados”. A descoberta da doença, após avaliação médica, é confirmada por exames laboratoriais.