Project Description

Doenças da hipófise

Tumores da hipófise podem ou não secretar hormônios. Alguns exemplos de sintomas: presença de
secreção de leite nas mamas, fora do período de amamentação, além de mudanças faciais e aumento do número do sapato,
dores de cabeça e distúrbio da visão.

O que é a hipófise?

Hipófise é uma pequena glândula, do tamanho de uma ervilha, que está localizada no centro geométrico da cabeça. Ela é a grande maestra do sistema endócrino: controla as funções da tireoide, das adrenais, das mamas, do crescimento, do controle hídrico e o sistema das gônadas. Para tal, produz ou distribui diferentes hormônios. Variações na produção destes podem levar a diversos problemas de saúde.

Quais são as principais doenças da hipófise?

As doenças são causadas por produção diminuída ou aumentada dos hormônios produzidos pela hipófise, geralmente por tumores benignos na glândula.

  • Hormônio prolactina – seu excesso ocasiona produção de leite pelas mamas, perda da libido, irregularidades menstruais, infertilidade e alterações ósseas;
  • Hormônio ACTH (adrenocorticotrófico) – atua estimulando as glândulas suprarrenais (ou adrenais), que produzem o cortisol e vários outros hormônios – seu excesso leva à doença de Cushing;
  • Hormônio GH (do crescimento) – ocasiona gigantismo em crianças ou acromegalia (aumento das extremidades) em adultos.

O que causa o excesso na produção dos hormônios pela hipófise?

Geralmente, são tumores. Eles representam cerca de um quinto de todos os tumores cerebrais, e alguns de seus tipos predominam nitidamente em mulheres. Esses tumores podem secretar os hormônios hipofisários, só que em quantidade muito maior. Isso pode levar a diferentes patologias, dependendo do hormônio secretado.

Vale ressaltar que esses tumores têm um comportamento benigno, sendo que sua principal consequência, muitas vezes, é a própria secreção aumentada do hormônio. Em alguns casos, observa-se também dor de cabeça e alterações na visão, pois são tumores que ficam muito próximos aos nervos responsáveis pela visão.

Como identificar os tumores da hipófise?

O diagnóstico dos tumores de hipófise é feito por meio de ressonância magnética.

Horário de Atendimento

Segunda – Sexta 8:00 – 17:30
Sábado- Domingo Fechado

(44) 3262 1734

Endereço